quarta-feira, 11 de julho de 2007

QUEIMADA..!..(..o jogo..)..!


Queimada é um jogo desportivo, muito usada, em versão similar, como brincadeira infanti
jogo:
Material:
Uma bola de vôlei ou de borracha de tamanho médio
Local:
Terreno plano (as crianças e adolescentes utilizam, muitas vezes, uma rua não movimentada).
O terreno, de forma retangular e delimitado por linhas, deve ter mais ou menos 16 m de comprimento por 8 m de largura (o tamanho varia em função do número de jogadores). É dividido em dois campos iguais, por uma linha reta e bem visível traçada no solo. A quadra de voleibol poderá ser aproveitada. Deve haver, ainda, um pequeno espaço atrás da linha de fundo de cada campo.
Formação:
Á vontade, em campo marcado.
N.º de jogadores:
12 a 40 jogadores
Qualidades desenvolvidas:
Rapidez de movimento, destreza, domínio, cooperação

regras:


Preparação
Cada time se coloca num campo, sendo que apenas um jogador de cada lado deverá se colocar atrás da linha de fundo do campo adversário.
Para decidir sobre a posse da bola, no início do jogo, esses dois jogadores virão colocar-se ao centro, entre os dois campos. Procede-se, então, com "bola ao ar" - como feito para início do jogo de basquete. Feito isso, voltam os jogadores aos seus lugares, entregando-se a bola a qualquer jogador do time que a obteve, para começar a partida, que é iniciada ao apito do instrutor.
Objetivo
O objetivo visado é fazer o maior número possível de prisioneiros em cada campo. Será vencedor, o grupo que, no fim de um tempo previamente determinado, fizer maior número de prisioneiros, ou então, aquele que aprisionar todos os jogadores adversários.
Desenvolvimento
Ao ser dado o sinal de início, um jogador do partido a quem coube a bola, atira-a ao campo contrário com o propósito de atingir ("queimar") algum adversário com a bola. Se o conseguir atingi-lo sem que a bola seja agarrada antes de tocar o chão pelo jogador tocado ou por outro jogador do seu time, o jogador atingido é considerado prisioneiro e deve sair do seu campo, colocando-se no espaço posterior à linha de fundo do campo adversário. Feito o primeiro prisioneiro, o jogador, que havia sido designado para se colocar atrás da linha de fundo do campo adversário, volta ao seu campo, para que tenha oportunidade de jogar também nesta posição.
A bola que, depois de haver tocado em um jogador, rola ou salta pelo terreno, pode ser recolhida por qualquer jogador, para ser arremessada novamente contra o grupo adversário. A bola pode, também ser recolhida por um adversário prisioneiro, a quem, neste caso, se permite apanhá-la e atirá-la a um companheiro seu ou a um prisioneiro de seu grupo, para que então possa ser arremessada contra o grupo contrário, ou, então, pode arremessá-la de seu devido lugar diretamente contra um adversário. Da mesma forma se procede quando a bola não tocar (queimar) nenhum jogador e rolar pelo campo ao qual foi arremessada.
O mais recomendável é agarrar a bola no ar quando arremessada do campo oposto, se possível, para atacar, rapidamente, os componentes do grupo, tratando de atingir a algum jogador coma bola. Neste jogo, como se vê, a rapidez de ação e a cooperação entre os jogadores, tem enorme importância.

BRINCADEIRA:

Não existe número determinado de participantes, as regras não são rígidas mas o objetivo permanece: Eliminar a equipe oposta.

OUTRAS DENOMINAÇÕES:

O jogo de queimada também pode ser conhecido por outros nomes, entre eles:
Baleado (no estado da Bahia)
Barra Bola
Bola Queimada
Caçador (no estado do Paraná e Rio Grande do Sul)
Cemitério
Mata-mata
Queimado


Nenhum comentário: